gírias nordestinas oxente
AL,BA,CE,MA,PB,PE,PI,RN,SE Gírias Nordestinas : Significado das Expressões Mais Curiosas

Gírias Nordestinas : Significado das Expressões Mais Curiosas

gírias nordestinas oxente

Nordeste Brasileiro

    O Nordeste brasileiro é uma região que se destaca pela sua cultura rica e diversificada. Além da culinária típica, a música, a dança e as expressões idiomáticas fazem parte da identidade cultural nordestina, conhecidas como gírias nordestinas.

Curso de ingles com a gringa
Promoção somente por este post (acesse clicando na foto)

Conhecendo sobre as gírias nordestinas

As Expressões Mais Usadas no Nordeste

    Ao falar em gírias nordestinas, é impossível não mencionar o famoso “arretado“, uma palavra que significa algo como “incrível” ou “muito bom“. Outra expressão comum é “oxe” ou “oxente“, que é usada para expressar espanto ou surpresa. Outra a qual está na boca do povo é o “visse“, expressado no final de uma explicação dando a entender “entendeu” ou “entende“, ou até “viu“.

    Mas as gírias nordestinas não se limitam a essas quatro. O nordestino é conhecido por usar uma linguagem peculiar e rica em expressões idiomáticas, que tornam o seu dialeto bastante interessante e famoso.

    Por exemplo, quando alguém fica aborrecida, pode-se dizer que a pessoa ficou “amofinado“. E se alguém nunca entende o que falam ou é lerdo, pode-se dizer que essa pessoa é “apombaiado“.

Vocábulo de Comida Nordestina

    Para falar de comida, os nordestinos usam expressões como “sustança“, que significa uma refeição que dá força e vigor, ou “graxa“, que é usado para referir-se ao molho de uma comida deliciosa ou não.

Gírias Nordestinas caracterizando pessoas

    E para falar de pessoas, há expressões como “matuto“, que é usado para descrever uma pessoa da lida rural, ou “galego“, que é usado para descrever uma pessoa loira ou alourada.

    Caso um rapaz nordestino identifica que uma moça ou mulher é muito bonita, ele pode dizer que ela é um “pitéu“. Quando a moça ou a mulher for muito feia ao extremo, falarão que aquela mulher é uma “catraia“.

    Suponhamos que esse rapaz tentou paquerar a moça, e ela o humilhou na frente de pessoas, pode dizer que esse rapaz “pagou sapo“(passou vergonha). E com isso gerou uma confusão entre eles, então gerou um “fuzuê” entre os dois (pode ser entre mais pessoas). E se levou uma surra da moça, significa que o rapaz levou uma “pisa“.

    Se uma pessoa é não paga o que deve, dando calote nas outras pessoas. Ela será reconhecida como “xexeiro“. E se uma pessoa não empresta ou dá dinheiro de jeito nenhum, ela é considerada como “pirangueiro” ou “amarrado“.

Gírias de Festa e Diversão

    Além disso, o Nordeste também é conhecido por suas festas populares, como o Carnaval de Recife e Olinda e o São João, que são celebrados com muita música e dança. Nesses eventos, é comum ouvir gírias como “forrozear“, que significa dançar forró, ou “arrasta-pé“, que é um estilo de dança típico da região.

Cada região com sua gíria

    É importante destacar que as gírias nordestinas são exclusividade da região. Porém muitas delas já se tornaram conhecidas em todo o Brasil e fazem parte do vocabulário popular do país. Como aquelas citadas no início deste texto.

    É importante salientar que as expressões podem variar no dia a dia de cada nordestino, pois cada Estado da região do nordeste pode estar interpretando de forma diferente ou, simplesmente, não ter utilidades naquela região.

    No entanto, é interessante conhecer as expressões idiomáticas de cada região, pois elas são uma forma de entender a cultura e as tradições locais. A riqueza da língua portuguesa no Brasil está justamente na sua diversidade, que é um reflexo da diversidade cultural do país.

 

Importância de conhecer as gírias nordestinas

    Tentar procurar saber o que significa uma gíria(expressão) é muito importante, pois qualquer pessoa tem a tendência a errar, ainda mais quando não as conhecemos. Pesquise, porque poderá estar evitando de ofender ou magoar alguém. Postaremos nas nossas redes sociais.

    Por isso, é sempre bom estar aberto para conhecer novas expressões e formas de falar, pois isso nos permite ampliar nossa comunicação e entender melhor o mundo ao nosso redor. E as gírias nordestinas são uma excelente forma de mergulhar na cultura dessa região tão rica e diversa do Brasil.

    Conhece alguma gíria ou nunca ouviu nenhuma dessas citadas no texto? Então comente na parte de comentário ! Essas são algumas de muitas gírias nordestinas, futuramente falaremos mais.

Siga-nos para estar sempre informado!

Compartilhe:

Busque um hotel agora

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja estas curiosidades também