MA Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses


Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – MA

fatos reais e históricos

  Os Lençóis Maranhenses é um Parque Nacional, área protegida localizada no litoral do Maranhão, no nordeste do Brasil. A região é formada por dunas cobertas por água durante a estação chuvosa, de dezembro a maio, e por dunas secas durante a estação seca, de junho a novembro.
    Esta região do Maranhão é uma área protegida de cerca de 155 mil hectares localizada no litoral do Maranhão, no nordeste do Brasil. O local mais famoso e preferido pelas pessoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a Lagoa do Peixe, um conjunto de lagoas formadas pelas águas da chuva que ficam entre as dunas. A Lagoa do Peixe é conhecida por suas águas cristalinas e por suas belas paisagens, que incluem dunas, coqueiros e plantas típicas da mata atlântica.

História, Fauna e Flora

    O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em 1979 com o objetivo de proteger a região e preservar sua biodiversidade. A região é um importante habitat para muitas espécies de animais, como jacarés, tartarugas, pássaros e outros animais da região. Além disso, a região é um importante habitat para plantas típicas da região, como coqueiros, palmeiras e outras plantas da mata atlântica.    Em 1991, a região dos Lençóis Maranhenses foi declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, graças à sua importância ecológica e paisagística. Além disso, a região é um importante centro de pesquisa científica.    Esta área é um importante habitat para várias espécies de animais, como cabras, porcos, gado bovino e outros animais da região. Alguns dos animais mais comuns encontrados nos Lençóis Maranhenses são:
  1. Jacaré: o jacaré-de-papo-amarelo é um espécie de jacaré encontradas na região.
  2. Tartaruga: a tartaruga-verde e a tartaruga-oliva são espécies de tartaruga encontradas nos Lençóis Maranhenses.
  3. Pássaros: o papagaio-verdadeiro, o socó-boi, o tucano-de-bico-vermelho e o tucano-de-bico-preto são algumas das espécies de pássaros encontradas na região.
  4. Macacos, lontras, araras e outros animais da mata atlântica também habitam os Lençóis Maranhenses.

Um pouco mais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

    O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses possui uma paisagem vegetal natural que ocupa principalmente as bordas do mar de dunas. Esta vegetação é composta de restinga, manguezal e comunidades aluviais, sendo a restinga a vegetação predominante do parque, representando um pouco mais de 87%.    Os manguezais representam aproximadamente 10% e as comunidades aluviais (matas ciliares), aproximadamente, 0,5%. A flora dos Lençóis possui espécies úteis, como plantas medicinais, têxteis, taníferas, ceríferas e produtoras de óleo, além de madeiras úteis. A fauna inclui aves migratórias como maçaricos, trinta-réis-boreal e marreca-de-asa-azul. Nos manguezais há a jacaretingá, o veado-mateiro e a paca. Foi registrada a ocorrência da tartaruga-pininga, endêmica da área dos Lençóis Maranhenses.     Foram registradas 112 espécies de aves na região do parque e áreas adjacentes, pertencentes a 16 ordens e 43 famílias. A região é importante para as espécies migratórias da América do Norte. A diversidade de espécies de mamíferos também é baixa. Até agora, foram registradas quatro espécies ameaçadas de extinção pelo governo brasileiro, uma de ave e três de mamíferos: o guará, a lontra, o gato-do-mato/pintadinho e o peixe-boi-marinho.

Turismo

    O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um destino turístico popular, atraindo milhares de visitantes anuais. A região oferece muitas opções de hospedagem, desde pousadas simples até hotéis luxuosos. Além disso, a região oferece muitas atividades turísticas, como passeios de barco, caminhadas, passeios de buggy e outras atividades ao ar livre.    Para visitar este incrível lugar, é recomendado viajar de maio a novembro, quando a região está mais seca e é mais fácil acessar as dunas.     A região também possui um amplo leque de opções gastronômicas, com pratos típicos da região e comidas de diferentes partes do país. Além disso, a região possui uma ampla oferta de eventos culturais, como shows de música, festivais de dança e outras atividades culturais.    Em resumo, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma região incrível, com belas paisagens, fauna e flora únicas e muitas opções de lazer. Se você estiver planejando uma viagem para o nordeste do Brasil, não deixe de incluir o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em seu roteiro 😉.

Siga-nos para estar sempre informado!

Compartilhe:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja estas curiosidades também