ES Polenta Capixaba não é angu

Polenta Capixaba não é angu


Polenta e Polenta Capixaba

    A Polenta é um alimento muito antigo, com origem na Itália. Ela é feita de farinha de milho e é considerada um dos principais pratos típicos italianos. Na região do Espírito Santo, no Brasil, ela é muito consumida e é conhecida como ” Polenta Capixaba “.

Curso de ingles com a gringa
Promoção somente por este post (acesse clicando na foto)

    Com a chegada dos imigrantes europeus ao Brasil, novos pratos foram acrescentados à cozinha capixaba, porém sofreu poucas modificações, dando o toque brasileiro.

 

A Polenta é preparada de diversas maneiras, desde pratos simples até pratos mais elaborados. Ela pode ser servida como entrada, como prato principal, acompanhamento ou como sobremesa. Ela é muito saborosa e versátil, adaptando-se a todos os tipos de gostos e paladares.

 

  •  Polenta vs Angu

    A Polenta é muito diferente do Angu, outro prato tradicional brasileiro, que é feito com farinha de Fubá, água e sal. O Angu é preparado de maneira bem simples, e pode ser servido como prato principal ou acompanhamento. Há pessoas que o comam com molho de carne moída ou molho de salsicha, por exemplo.

 

    A diferença entre a Polenta e o Angu, no Estado do Espírito Santo, é que a Polenta é feita com farinha de milho misturada com queijo feito das  próprias fazendas, enquanto o Angu é feita com fubá. Outra diferença é que a Polenta pode ser servida como prato principal, enquanto o Angu é servido como acompanhamento. 

 

    A Polenta é muito consumida na Itália e no Espírito Santo, Brasil, como um dos pratos típicos do Estado. Ela é muito saborosa e versátil, adaptando-se a todos os tipos de gostos e paladares. Ela também é uma ótima opção para quem procura um prato saudável e nutritivo. 

 

  • Festa da Polenta

No Estado Capixaba (Espírito Santo, Brasil), existe o festival da polenta. Formalizada em 1991 e em 1996 o levantamento da Associação Festa da Polenta – AFEPOL. Em 1986 iniciou dentro de uma programação de um evento, hoje conhecido como Enduro Nacional da Polenta, onde participaram motociclistas de todo o Brasil. Atualmente, a Festa da Polenta é organizada, aproximadamente, por 1500 voluntários, distribuídos por equipes.

 

  • Conclusão:

    Portanto, a Polenta é um prato típico italiano que também é muito consumido e valorizado no Espírito Santo. Ela é uma ótima opção para quem procura um prato saudável e nutritivo. Antigamente considerada “comida de pobres”, esse prato típico capixaba, a polenta hoje é usada em diversas casas e restaurantes sem haver esse tipo de analogia. A diferença entre a Polenta e o Angu é a farinha utilizada na preparação, além da forma como é servida. Há quem diz que a polenta e o angu são a mesma coisa, mas como vimos nesse artigo, não é bem assim, é diferente do que imaginam.

Autor: Viagens Curiosidades

 

Receita de Polenta Caseira capixaba:

 

Ingredientes:

• 3 xícaras (chá) de farinha de milho fina;
• 2 xícaras (chá) de queijos ralados (muçarela, parmesão, provolone);
• 1 xícara (chá) de leite;
• 2 colheres (sopa) de azeite;
• 1 colher (sopa) de manteiga;
• Sal a gosto;
• Cheiro verde a gosto;
• Salsinha a gosto.
 

Modo de Preparo:

1. Coloque 3 xícaras de farinha de milho fina em uma tigela e misture bem.
2. Adicione 2 xícaras de queijos ralados (muçarela, parmesão, provolone) e misture.
3. Em seguida, adicione 1 xícara de leite, 2 colheres de azeite, 1 colher de manteiga e sal e misture bem.
4. Coloque a mistura em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até que a polenta desgrude do fundo.
5. Desligue o fogo e adicione cheiro verde e salsinha a gosto.
6. Sirva quente.
OBS.: Sirva com algum acompanhamento, como camarão, picado de carne, molho de carne … ao seu gosto.
 

Siga-nos para estar sempre informado!

Compartilhe:

3 thoughts on “Polenta Capixaba não é angu”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja estas curiosidades também